Pilares da Black Friday para o E-commerce

A Black Friday tem suas raízes na Filadélfia, EUA, em 1960. Nesse período, aconteciam as finais de um grande evento de futebol associado ao Dia de Ação de Graças, gerando muitas vendas para o comércio local.

Com a globalização, não demorou para que esta data ganhasse visibilidade no resto do mundo. O Brasil não ficou para trás, implementando a Black Friday em 2010.

Com o passar dos anos, a Black Friday adquiriu derivações como “Black November” e “Black Week”, ampliando as possibilidades de ações e campanhas comerciais. Diferentemente do que muitos pensam, essa data requer muito mais atenção e planejamento do que uma simples promoção — principalmente se você visa o sucesso da ação. Aqui estão alguns insights para você preparar sua Black Friday deste ano:

  1. Público

Nos últimos anos, o custo para anunciar e adquirir clientes em novembro aumentou muito. Por isso, se você não é uma grande rede varejista, priorize vender e ofertar para sua base de clientes, criando estratégias específicas para esse público que consome ou já consumiu sua marca.

  1. Planejamento e antecipação

Novembro é o mês da disputa pela atenção dos consumidores. Não deixe para fazer o primeiro contato e anunciar suas ofertas quando todos já estiverem fazendo isso. Sugerimos que você inicie a comunicação da Black na última semana de outubro, assim o cliente já separa aquele limite no cartão pensando em você!

  1. Canais

Se o foco da sua Black foram os clientes da sua base, invista em canais de proximidade como Grupo VIP no WhatsApp, E-mail Marketing e Redes Sociais. Aliás, deixamos um cronograma de e-mail marketing para sua Black aqui.

  1. Estratégia de produtos

Lembre-se que um dos principais objetivos da Black é o giro do estoque. Você pode deixar os descontos agressivos para produtos com menos saída ou criar kits que tornem esses itens mais atrativos.

  1. Ofertas

Existem diversas ofertas que podem ser feitas. Algumas das preferidas dos consumidores nos últimos anos são:

  • Frete grátis
  • Kits e combos
  • Descontos progressivos
  • Flash Sale (um produto por dia)
  1. Gatilhos de urgência

Não se esqueça de ativar a urgência das suas campanhas com:

  • Apenas hoje
  • Poucas unidades
  • Estoque limitado
  1. Comunicação

Não esqueça de integrar a comunicação da sua Black em todos os canais: WhatsApp, e-mail marketing, site e redes sociais.

Não esqueça que ainda dá tempo da Propulse te ajudar a planejar a sua Black de sucesso! Clique aqui e fale com nosso time!

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