Marketing de influência — Como essa estratégia pode aumentar o faturamento do seu e-commerce?

O marketing de influência existe desde que o mundo é mundo, mas na era pré-internet, era mais conhecido como “boca a boca”, que nada mais é do que a recomendação de um produto ou serviço de uma pessoa para outra.

Com o advento da internet, esse “boca a boca” ganhou uma escala exponencial. As proporções foram tão grandes que produtores de conteúdo passaram a ter o poder de esgotar estoques de produtos de uma marca ou loja com uma simples indicação.

Rapidamente, os grandes players do varejo perceberam essa oportunidade. Eles descobriram uma chave poderosa que conectava as marcas ao consumidor final de uma maneira muito mais humanizada, personalizada e próxima.

Não demorou para que os próprios influenciadores percebessem o potencial da sua influência, o que levou muitos deles a iniciarem suas jornadas empreendedoras. Exemplos disso são Nati Vozza (NV), Virgínia (We Pink), Bianca Andrade (Boca Rosa), entre outros.

Atualmente, grandes marcas internacionais utilizam o marketing de influência como sua principal estratégia de comunicação com o público. Um exemplo disso é a Insider e a própria NV, que, sendo de uma influenciadora, utiliza outras influenciadoras para gerar desejo pela marca.

Em suma, o marketing de influência é uma estratégia poderosa quando utilizada de forma inteligente, garantindo que o tom de voz e o perfil de comunicação do influenciador estejam alinhados com a marca. Quando todos os detalhes são bem ajustados, o match entre marcas e influenciadores pode gerar resultados impressionantes, tanto em termos financeiros quanto de posicionamento de marca e branding.

Separamos um passo a passo para que você tenha sucesso no marketing de influência do seu negócio.

1) Nicho, produto e tom de voz

  • Qual é o produto que você deseja promover com o marketing de influência?
  • Este produto é utilizado por qual tipo de pessoa e consumidor?
  • Quais são as funcionalidades e benefícios dele?
  • Qual é a melhor comunicação para utilizar neste campanha? Humor, seriedade, profissionalismo, casualidade? É importante você entender exatamente como deseja comunicar!

2) Planejamento

  • Se você não montar um planejamento, provavelmente sua campanha irá se perder no meio do caminho! Defina datas, metas, objetivos, horários e prazos com os influenciadores e todos envolvidos na ação!
  • Não esqueça de briefings e referências para que todos fiquem por dentro da idéia que seu negócio deseja passar

3) Controle

  • Controle ou tenha alguém responsável por controlar todas as demandas e entregas! Assim, não haverá risco de algo não ser entregue a tempo.

4) Resultados

  • Colete dados e analise os resultados da campanha. Não apenas vendas, mas também o interesse do público, engajamento, menções e indicadores que fazem sentido para a sua campanha!

E se você precisar de ajuda com a sua campanha com Marketing de Influência, a Propulse cuida de tudo pra você! Desde a pesquisa até a análise de resultados. Clique aqui e saiba como podemos te ajudar!

Posts recentes